HEMODIALISE

HEMODIALISE

quarta-feira, 27 de março de 2013

O que é insuficiência renal?

Os rins possuem funções primordiais para manutenção da vida, sendo responsáveis por quatro atividades vitais no organismo:


Eliminar toxinas do sangue por um sistema de filtração;
Regular a formação do sangue e a produção dos glóbulos vermelhos;
Regular a pressão sanguínea;
Controle do delicado balanço químico e de líquidos de nosso corpo.

O desvio funcional, de qualquer uma das atividades renais, caracteriza-se por um estado de Insuficiência Renal, em que o diagnóstico é expresso por uma perda maior ou menor da função renal. Mas somente após a análise dessas funções nos permite afirmar que há perda da capacidade renal caracterizando níveis de insuficiência. Nenhuma prova isolada é suficientemente exata ou fiel para avaliar a função renal, por isso, devem ser feitas várias provas, analisando a filtração, a reabsorção, a excreção e a secreção renal.

A insuficiência renal (perda das funções dos rins) pode ser aguda ou crônica.


Insuficiência Renal Aguda (IRA)
Trata-se de uma perda súbita e quase completa da função renal, podendo durar horas ou dias, dependendo do tratamento imediato da causa base. Em alguns pacientes com doenças graves, os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. Em muitas ocasiões o paciente necessita de ser mantido em tratamento dialítico associado á terapias medicamentosas, até que os rins voltem a funcionar.


Insuficiência Renal Crônica (IRC)
Trata-se de uma perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Ao prejudicar 50% da função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas, caracterizando umadoença silenciosa, em que alguns sinais e sintomas na maioria das vezes não causa incomodo ou são atribuídos a outras patologias. As três causas mais comuns da IRC são a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes (glicose elevada no sangue) e glomerulonefrite (infecção da estrutura funcional do rim).  Após a realização dos exames específicos caso os  rins estejam funcionando com 10-12% da função renal normal, podem-se tratar os pacientes com  medicamentos e dieta. Quando a função renal se reduz abaixo destes valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise ou transplante renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário